segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Editora Imprensa Livre participa da 1ª Festa da Leitura


O Clube dos Editores do RS promove a 1ª Festa da Leitura de 2 a 7 de julho (segunda a sábado, das 9h às 18h), na Praça de Eventos do Mercado Público. Durante toda a semana serão realizadas ações de estímulo à leitura e oficinas de mediação de leitura abertas ao público.

No local haverá a exposição de 22 estandes de editoras gaúchas, além de entidades parceiras. Esta 1ª edição da Festa da Leitura tem como Estado convidado Minas Gerais, e contará, inclusive, com a presença do Clube de Editoras Mineiras.

Na parte da manhã, das 9h às 12h, serão oferecidas oficinas de mediação de leitura para bibliotecários, professores e público interessado, no Auditório Popular do Mercado (sala 10), no segundo andar. Destacam-se as oficinas do grupo Tessituras, da ONG Cirandar, da escritora Jane Tutikian e o Sesc Mais Leitura / Simões Lopes Neto.

As atividades de estímulo à leitura, como contações de história, leitura silenciosa, leitura em público, leitura em braile e libras, leitura com música, leitura com teatro, leitura em grupo e outras formas de mediação vão acontecer no espaço central da praça à tarde. Bem diversificada, a programação, direcionada a crianças, adolescentes e adultos, terá entrada franca.

O evento tem por objetivo fortalecer e difundir técnicas de estímulo à leitura, visando a multiplicação de recursos e a qualificação da rede cultural. O presidente do Clube dos Editores Jerônimo Braga destaca a importância desta formatação multiplataforma, que reúne as esferas federal, estadual, municipal e comunitária. "A Festa apresenta a força de um rico painel do que acontece em leitura no Estado, no presente momento, onde, por quem, e de que forma. Assim que lançamos a ideia, recebemos o apoio e o engajamento imediato de diversos setores da sociedade", coloca Jerônimo.

A 1ª Festa da Leitura tem o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Governo do Estado do Rio Grande do Sul / Secretaria da Cultura, MinC Representação Regional Sul, diversas bibliotecas públicas e escolares, Trensurb, SESC, SESI, SMED, Mercado Público, Curso Tessituras, Goethe Institut Porto Alegre, Sinpro/RS, Sinepe/RS, Abeu, entre outras entidades.


Clube dos Editores do RS



Entidade sem fins lucrativos que existe desde abril de 2003 e tem por finalidade unir os produtores de livros, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão da leitura e o seu desenvolvimento. Reúne, atualmente, 22 editoras associadas, todas sediadas no Estado.






1ª Festa da Leitura



De 2 a 7 de julho (segunda a sábado), das 9h às 18h



Praça de Eventos do Mercado Público de Porto Alegre



Entrada franca



Informações: secretaria@clubedoseditores.com.br ou libretos@terra.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário